Filme que expõe contradições do plantio da soja transgênica será exibido em Cannes

Do Brasil de Fato

O filme de longa-metragem “Casa Vazia”, do diretor e roteirista Giovani Borba, foi selecionado para participar da mostra Goes to Cannes Marché du Film, na França. 

A produção foi filmada no extremo sul do Brasil e expõe a vida de Raúl, um peão desempregado que vive numa casa isolada na imensidão do pampa, uma região atualmente marcada pelo empobrecimento das famílias que vivem no campo. 

Nessa área onde Rául mora, a tradição da criação de animais vêm sendo sobreposta por imensas plantações de soja e eucalipto, cultivos que são nocivos ao meio ambiente com agrotóxicos e produção de transgênicos. Neste lugar, os trabalhadores do campo tentam se reorientar e lutar pela sua sobrevivência e preservar sua tradição. 

O filme retrata a violência rural como uma das consequências da industrialização na agricultura. De acordo com o Giovani Borba, a tensão e a violência que acompanham a narrativa do filme, apresentada, por exemplo, quando a tecnologia invade a área rural e transforma as relações de trabalho e humanas no campo, é uma forma de refletir metaforicamente os “tempos em que estamos vivendo”, ou seja, “uma reação aos eventos políticos que estão passando no Brasil”. 

Não-atores

A obra chama atenção pelo fato de empregar não-atores em frente à câmera, inclusive o protagonista. O personagem Raúl é interpretado pelo ex-peão de estância Hugo Noguera, selecionado em um teste realizado com moradores da região. Ele contracena com atores profissionais consagrados, como Araci Esteves, Nelson Diniz, Roberto Oliveira e Liane Venturella, que também assina a preparação do elenco.

:: Documentário que retrata comunidade indígena Yanonami é premiado em Berlim ::

Casa Vazia é a primeira obra de Giovani Borba na direção e roteiro. O filme é produzido pela jornalista e diretora de cinema Tatiana Sager (Central – o filme, 2017), da Panda Filmes. 

Mostra independente

A 9ª edição do Goes to Cannes exibirá uma seleção especial de 25 produções audiovisuais da Europa, Ásia e América Latina escolhidas a partir de cinco grandes festivais. O filme de Giovani Borba, que está em pós-produção, será apresentado entre 6 e 12 de julho durante o tradicional Festival de Cannes. Conheça todos os projetos que serão exibidos no site do Festival.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira e Vivian Virissimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *