CUT vai às ruas para alertar sobre riscos dos agrotóxicos

Central terá radio itinerante nesta quarta (3), em São Paulo, para dialogar com população sobre riscos dos venenos aos trabalhadores, alimentos e meio ambiente

Há 30 anos, o vazamento de um gás tóxico usado na elaboração de um praguicida da Corporácion Union Carbide, na Índia, matou 30 mil pessoas, muitas delas crianças. Como forma de protestar e alertar para os riscos dos venenos ao meio ambiente, a Pesticide Action Network (PAN) estabeleceu o dia 3 dezembro como o Dia do Não Uso dos Agrotóxicos.

Manifestações dos movimentos sindical e sociais acontecerão em todo o país e, em São Paulo, a CUT promoverá um diálogo com a população por meio de uma rádio itinerante nesta quarta-feira (3), a partir das 11h, na Praça do Patriarca, região central da capital paulista.

A mobilização ainda discutirá a necessidade de os movimentos estarem nas ruas para pressionar o governo federal a adotar políticas progressistas para o campo, contra o forte viés conservador que se apresenta e pressionam em defesa dos interesses do agronegócio.

Nas últimas eleições, os parlamentares da bancada ruralista aumentaram em 33% a participação no Congresso e elevaram de 205 para 273 o número de deputados e senadores no Congresso, o equivalente a 46% da Casa.

A mobilizações dos movimentos sindical e sociais serão fundamentais para enfrentar a bancada ruralista que luta pela aprovação de leis que facilitem o uso de agrotóxicos.

Vale lembrar que o Brasil tem 1% dos proprietários de terra donos de 44% das áreas agricultáveis. Isso se manifesta no modelo de produção e no impacto que essa produção terá sobre a saúde dos brasileiros, visto que soja, cana, milho e algodão, principais produtos do agronegócio, respondem juntos por 78,5% do uso de agrotóxicos no país.

SERVIÇO
Dia do Não Uso de Agrotóxicos
Dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 11h
Praça do Patriarca– Região Central de São Paulo
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente da CUT (11) 2108 9304 / 98269 1069

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *