Com afastamento do PMDB, Pronara volta à pauta

Ontem, durante a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano, chefe de gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias, fez apresentação sobre a construção do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016-2017, a ser lançado em junho deste ano. Entre os pontos destacados esteve a menção ao lançamento do Programa Nacional de Redução de Uso de Agrotóxicos durante o lançamento do plano Safra da agricultura familiar.

Após à manifestação pública de Ruano, os membros do Consea, incluindo sua presidenta Maria Emília Pacheco, ressaltaram a grande importância do lançamento e efetiva implementação do Pronara, uma vez que essa política é instrumento indispensável para construir a transição para um modelo produtivo efetivamente alinhado e comprometido com a efetiva realização do direito humano à alimentação adequada.

O Pronara, apesar de ser um plano muito aquém das necessidades do país, é um importante avanço na luta contra os agrotóxicos. Entretanto, mais de um ano após sua elaboração, ainda não foi lançado devido a pressões sobretudo do Ministério da Agricultura.

Leia matéria do MDA sobre o evento: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/plano-safra-ganha-destaque-em-reuni%C3%A3o-do-consea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *