A derrota da Paz na Colômbia é a derrota dos direitos campesinos

Brasil, 03/10/2016

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida se solidariza com o povo colombiano neste momento que poderia ter entrado para a história do mundo, com o reconhecimento nas urnas de que o melhor caminho é sempre a PAZ.

Neste domingo dia 03 de outubro, enquanto o Brasil ia às urnas para eleger vereadores e prefeitos, o povo colombiano, através de um plebiscito, por uma maioria apertada, votou pelo NÃO, ou seja, contra o acordo de paz que vinha sendo discutido desde 2012 entre as FARC e o governo colombiano de Juan Manuel Santos. As regiões que mais sofreram com a guerra nessas últimas décadas foram aquelas que votaram pela paz, mas suas vozes não foram ouvidas. O Acordo de Paz  envolvia 5 pontos, dentre eles a Reforma Rural Integral, que propunha a transformação estrutural do campo, diminuindo disparidades entre campo e cidade, criando condições de bem estar e de erradicação da pobreza, promovendo a igualdade e assegurando direitos de cidadania.

Hoje a Colômbia importa 50% dos alimentos que consome. O Acordo de Paz também era uma esperança de melhorar as condições de vida e trabalho dos campesinos, e, consequentemente a Segurança e a Soberania Alimentar do país.

No mês de setembro, a nossa Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida acompanhou a Missão Internacional de Solidariedade com a Colômbia. Na visita a diferentes regiões do país, foi possível observar a esperança da paz nos rostos dos camponeses. Para eles, paz não é uma palavra vazia: significaria o governo se voltar para as suas necessidades básicas, para a garantia de direitos humanos, saúde, educação, previdência, água potável, trabalho digno e terra. Significaria a efetivação da Reforma Agrária Integral, com justiça e participação social

Nos solidarizamos e nos colocamos à disposição em seguir lutando pela paz com justiça social para a Colômbia e para o povo latino-americano.

Acordo de paz na íntegra: http://www.eltiempo.com/contenido/politica/proceso-de-paz/ARCHIVO/ARCHIVO-16682558-0.pdf

Matéria sobre a Missão Internacional de Solidariedade com a Colômbia: https://viacampesina.org/es/index.php/temas-principales-mainmenu-27/derechos-humanos-mainmenu-40/2777-la-paz-se-construye-en-el-campo-mision-internacional-de-solidaridad-con-colombia

 

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *