O Veneno Está na Mesa II é lançado na 13a Jornada de Agroecologia no Paraná

por Natália Almeida, da Campanha Contra os Agrotóxicos – Foto: Leandro Taques

A partir dessa quarta-feira (04/06), às 10h, até sábado (07/06), a Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, região noroeste do Paraná, receberá os participantes da 13ª Jornada de Agroecologia. O evento, realizado por mais de dez organizações e movimentos sociais do campo e da cidade que compõem a Via Campesina, reunirá aproximadamente 2500 camponeses e camponesas, professores, pesquisadores e estudantes para debater a Agroecologia.

Com o objetivo de consolidar um Projeto Popular e Soberano para a Agricultura, criando também um espaço para mobilização, estudo e troca de experiências, a Jornada terá esse ano duas grandes conferências, uma marcha, 45 oficinas, seis seminários, feira da Reforma Agrária, noite de integração e cultura camponesa, partilha das sementes, ato político.

No primeiro dia da Jornada, além da abertura e do debate sobre “O Projeto do Capital para a Agricultura” realizado por Darci Frigo, da Terra de Direitos, o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa II”, do diretor Sílvio Tendler, reuniu todos os participantes do evento. Cerca de 2 mil pessoas, camponeses de todo o Brasil, assistiram ao filme e, de pé, tendo uma cópia do filme em mãos (produzida pela organização do evento para cada participante), reforçaram seus compromissos na luta contra os agrotóxicos, na realização das exibições do filme e na animação dos comitês locais da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

O documentário foi apresentado na tarde de quarta-feira (04/06), às 16h30, e contou também com a participação de Alfredo Benatto, representante da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA- PR). Para Alfredo “Todos nós aqui, já somos especialistas. Já sabemos há anos que o veneno mata. Temos que desvencilhar a agricultura do veneno. Temos que dizer para a sociedade que produzir comida não tem nenhuma relação com o uso de veneno”, reforça Benatto.

A Jornada de Agroecologia vai até o dia 07 de junho. Acompanhe: http://jornadaagroecologia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *